Quem Somos

A Academia de Música Fernando Matos (AMFM) é um equipamento social, que engloba um projecto didáctico, que visa a prática da Música.

A AMFM resultou de uma iniciativa da Banda Musical de Caldas das Taipas, tendo por objectivo dar seguimento ao desenvolvimento cultural da vila de Caldas das Taipas e do concelho de Guimarães. Neste momento são leccionados dois tipos de cursos na Academia: o curso básico, o mais completo, na medida em que fornece aos alunos uma formação abrangente e especializada em vários domínios, no âmbito musical; e o curso livre, dirigido aos alunos que pretendem apenas desenvolver a prática instrumental ou coral. Assim, desde Outubro de 2013, a AMFM encontra-se ao serviço da música, pautando-se pelo rigor, excelência e qualidade. A Banda Musical de Caldas das Taipas, através da AMFM, potencia desta forma a prática de atividades artísticas e recreativas sem fins lucrativos.

A Academia orgulha-se por poder ostentar o nome de um dos seus fundadores, o Professor Fernando Matos, pessoa que tem dedicado toda a sua vida à Banda Musical de Caldas das Taipas e ao ensino na Música por todo o concelho de Guimarães.

Atualmente a Academia de Música Fernando Matos conta com a participação de pessoas de todas as idades, inscritos nas diversas áreas oferecidas, abrangendo mais de 100 elementos, provenientes do concelho de Guimarães ou arredores.

Com toda esta oferta a AMFM pretende ser um projeto multifacetado e contribuir para o gosto pela música e pela sua prática; pretende proporcionar vivências musicais únicas aos seus membros e a todos os que a estas assistem. A AMFM acredita na importância do investimento na educação, na cultura e na cidadania.